5º ano- Dia da Mulher

5º dia da mulher malala

Essa atividade é indicada para o 5º do Ensino Fundamental I, mas também pode ser trabalhada com o 4º ano, dependendo do nível da turma. Tem como objetivo desenvolver habilidades de leitura, interpretação, escrita e comunicação, além de estimular o interesse pelas histórias de mulheres inspiradoras.

Comece a atividade lendo para as crianças a história "Malala, a menina que queria ir para a escola" de Adriana Carranca (que você pode adquirir clicando no link abaixo), ou permita que elas leiam sozinhas, se já souberem ler.
Após a leitura, promova uma discussão em grupo sobre o que aprenderam com a história e as características que tornam Malala uma fonte de inspiração. Incentive as crianças a compartilharem suas ideias e opiniões.
Em seguida, peça que respondam às questões propostas na atividade, seja de forma individual ou em duplas. Segue as possiveis respostas:
A- Qual é o nome da protagonista da história?
R: O nome da protagonista da história é Malala Yousafzai.
B- Por que a escola era tão importante para Malala?
R: A escola era muito importante para Malala porque ela acreditava que a educação poderia ajudá-la a se tornar uma pessoa mais bem informada e capaz de fazer escolhas importantes em sua vida. Além disso, Malala acreditava que a educação era um direito fundamental de todas as crianças, independentemente de seu gênero.
C- Qual era a opinião do Talibã sobre a educação para meninas?
R: O Talibã acreditava que as meninas não deveriam frequentar a escola e que suas atividades deveriam ser limitadas ao lar. Eles acreditavam que a educação para meninas era contrária aos ensinamentos do Islã e que as meninas deveriam se concentrar em tarefas domésticas.
D- O que aconteceu com a escola de Malala?
R: A escola de Malala foi fechada pelo Talibã em 2009 como parte de seus esforços para impedir a educação de meninas na região do Vale do Swat, no Paquistão.
E- Qual foi a reação de Malala ao descobrir que o Talibã havia proibido as meninas de frequentarem a escola?
R: Malala ficou muito chateada e frustrada ao descobrir que o Talibã havia proibido as meninas de frequentarem a escola. Ela sentiu que essa decisão era injusta e decidiu falar sobre isso com outras pessoas em sua comunidade.
F- O que Malala começou a fazer para lutar pelo direito à educação das meninas?
R: Malala começou a falar publicamente sobre a importância da educação para meninas e a defender o direito de todas as crianças à educação. Ela deu entrevistas a jornalistas, escreveu um blog sobre suas experiências e fez discursos em conferências e eventos locais.
G- O que Malala fez após se recuperar do ataque?
R: Após se recuperar do ataque, Malala continuou a falar publicamente sobre a importância da educação para meninas e a lutar pelos direitos das crianças. Ela fundou a Malala Fund, uma organização que trabalha para garantir que todas as meninas tenham acesso à educação de qualidade.
H- Por que Malala é considerada uma inspiração para muitas pessoas?
R: Malala é considerada uma inspiração para muitas pessoas por sua coragem e dedicação à defesa dos direitos das crianças
Como sugestão após a atividade você poderá solicitar que cada criança escolha uma mulher que as inspira e escreva sobre ela.
Por fim, sugira que as crianças criem uma ilustração para acompanhar a sua história, representando a mulher escolhida de alguma forma.
Você também pode pedir, para finalizar, que cada criança apresente a escrita e desenho para a turma, explicando por que escolheu essa mulher e o que mais aprendeu sobre ela.



HABILIDADES:

EF15LP02- Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas

EF15LP03- Localizar informações explícitas em textos.

EF35LP01- Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

EF35LP03- Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

EF35LP04- Inferir informações implícitas nos textos lidos.

Dia Internacional da Mulher: Celebrando Histórias e Conquistas 🌸

Neste vídeo educativo, embarcaremos juntos em uma jornada para explorar a história e a importância do Dia Internacional da Mulher. Aprenda sobre a origem deste dia especial, as lutas das mulheres por igualdade de direitos e conheça figuras inspiradoras, como Susan B. Anthony, Bertha Lutz e Malala, que desempenharam papéis significativos na conquista dos direitos das mulheres em todo o mundo, incluindo o direito ao voto.

Além disso, destacaremos a importância da igualdade de direitos entre meninos e meninas, mostrando como todos merecem oportunidades iguais. Para celebrar, vamos participar de uma brincadeira especial! Junte-se a nós nesta jornada de aprendizado e gratidão.

Não se esqueça de curtir, compartilhar e se inscrever para mais conteúdo educativo! 🌟

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade